A prática profissional em laboratórios está prevista em Projeto Pedagógico e é um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do título de Tecnólogo em Hotelaria. O Núcleo Docente Estruturante do Curso encaminhou, ao Colegiado, dois documentos que considerou necessários para a correta execução desta prática.
O primeiro é o “Manual para Práticas em Laboratório” [Baixe Aqui], do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, cujo objetivo é orientar docentes, discentes, técnicos e monitores sobre o uso dos laboratórios de Alimentos & Bebidas, de Front Office, de Governança e ainda as aulas de Serviço de Salão, Bar e Garçom.
Foi aprovado em Reunião de Colegiado do dia 02 de maio de 2012 e publicado em Boletim de Serviço da Universidade Federal Fluminense, ano XLII, nº 101, de 18 de julho de 2012, Seção IV, página 35, tornando-se documento oficial do curso. Esta compilação de normas da ANVISA, Ministério da Saúde e de boas práticas em laboratório, traz as regras consideradas fundamentais para a prática segura nos laboratórios. Seguindo essas normas, esperamos orientar a proteção de todos os usuários, evitando acidentes de trabalho.
O segundo documento é a “Declaração de uso, em atividades acadêmicas, de utensílios pérfuro-cortantes” [Baixe Aqui]
Ela deve ser impressa em duas vias, datadas e assinadas. Uma delas será carimbada pela Coordenação do curso e deverá permanecer com os instrumentos em questão, em estojo apropriado sempre que o aluno precisar portar tais materiais fora dos laboratórios, em eventos ou deslocamentos para as aulas práticas em Laboratório. A outra via, permanecerá na Coordenação, como um compromisso assumido pelo aluno de só portar tais instrumentos para os seus devidos fins.
Esta declaração é fundamental para que os alunos frequentem os laboratórios do curso utilizando seus próprios instrumentos.